Se você perguntar para um consultor de marketing sobre o que é menos dispendioso: “manter os clientes habituais” ou “adquirir novos consumidores”, a resposta vai ser sempre a primeira opção. A retenção de clientes garante certa estabilidade financeira à sua empresa, já que eles geram menos gastos e têm maior chance de retorno, inclusive para fazer compras maiores.

Os clientes que foram bem atendidos e não tiveram problemas com seus produtos estão convencidos e prontos para comprar de novo sem tanta desconfiança quanto alguém que nunca ouviu falar da empresa antes. Isso vale principalmente para pequenas empresas de varejo que precisam provar como sua marca é confiável a cada novo cliente que aparece.

É claro que investir em prospecção é importante e faz a empresa crescer, mas essa prática pode ser aliada à manutenção dos clientes regulares para aumentar o lucro do negócio de forma saudável. Neste post, vamos te mostrar como reter os clientes usando um sistema de gestão.

O que é um sistema de gestão?

Sistemas de gestão são softwares que ajudam a administrar diferentes áreas de uma empresa, desde gestão de estoque e controle financeiro, até o relacionamento com clientes. Tudo isso porque eles disponibilizam informações valiosas que podem mudar a forma com que cada pessoa se relaciona com os clientes.

O software não só substitui papéis e planilhas do Excel, como também ajuda a organizar e analisar os dados de cada compra. Ele ajuda a diminuir a frequência de erros na entrada de dados e a deixar sua visualização mais clara.

Quais são os tipos de sistemas de gestão?

Existem diferentes tipos de sistemas de gestão, o ERP: Planejamento de Recursos da Empresa e o CRM: Gestão de Relacionamento com o Cliente.

O ERP é responsável por reunir e organizar todos os dados sobre produtos, pedidos, entregas, clientes e prospects. Útil na administração da empresa como um todo, ele pode ser usado por qualquer setor que precise desses dados para a tomada de decisão eficiente. É um software mais robusto e que permite várias utilizações como controle financeiro e gerenciamento de estoque — pedidos, entregas, envios e fornecedores — o que, de certa forma, ajuda a reter clientes, pois evita erros básicos dentro da empresa.

O CRM, por outro lado, é focado no atendimento ao cliente. Em alguns casos, o negócio pode ter os dois softwares integrados para gerenciar melhor as suas demandas. Esses softwares ajudam a rastrear clientes e a traçar seu perfil de compra e histórico para oferecer automaticamente opções de produtos que estão na mesma linha do que o cliente costuma comprar.

Isso facilita a venda porque eles podem ser ofertados em promoção ou em condições especiais de pagamento para um cliente que tem grandes chances de comprar.

Como um sistema de gestão retém clientes?

Quando o cliente recebe promoções que estão de acordo com seu perfil, ele tem maiores chances de realizar uma compra porque o produto ofertado é ideal para a sua necessidade.

Por meio dos softwares de gestão, é possível entender melhor o perfil de compra dos seus clientes com a análise de dados. Com ele, fica fácil prever compras futuras, fazer sugestões e oferecer promoções que sejam dedicadas exclusivamente para cada cliente.

Oferecer melhores condições para que o cliente faça uma segunda compra aumenta a chance de que as suas próximas compras sejam maiores — afinal, ele já conhece e confia na sua empresa.  

Entendendo o cliente

A principal vantagem de um sistema de gestão é, a partir dos dados coletados com o software, entender o cliente. Depois de descobrir suas preferências, seu comportamento e seu histórico de compras, é possível fazer uma comunicação bem ajustada para cada pessoa.

Segmentando e personalizando as ofertas

Um CRM pode facilmente dividir os clientes em segmentos que consomem determinado produto ou que estão localizados em um lugar específico e, para essas pessoas, fazer ofertas que supram alguma necessidade em comum.

O sistema de automação serve exatamente para fazer o cruzamento desses dados por conta própria e sugerir as melhores ofertas para cada tipo de cliente.

Usando dados completos e em tempo real sobre o cliente

É possível saber a melhor forma de entrar em contato com ele e onde entregar seus pedidos a partir do cadastro no software. A ideia desse software é unir todas as áreas da empresa para que um setor possa abastecer a base de dados e todos os outros setores usarem as informações atualizadas.

Assim, não correm o risco de o cliente atualizar seu endereço com o time de vendas mas ter seu pedido enviado para o endereço antigo porque essa informação não estava atualizada com o time que faz a entrega.  

Melhorando a previsão da data de entrega

Já é complicado pedir um produto online e ter que esperar ele chegar, certo? Se ele chega com atraso então, gera angústia nos clientes que não têm mais uma data para a chegada do produto. Um sistema de gestão pode garantir que os produtos nunca saiam atrasados ou que, se houver realmente um atraso, o cliente seja notificado.

Reduzindo o preço

O sistema também ajuda a esquematizar alguns aspectos da produção como o estoque e a compra de matéria-prima. Ele dá informações suficientes para saber quanta mão de obra deve ser mobilizada para não sobrecarregar os funcionários e o tempo estimado para a produção com base no que a empresa costuma fazer.

A economia conseguida com essas práticas pode ser repassada para os clientes na forma de um preço mais acessível.

Facilitando o pedido

Quanto mais fácil for a realização de uma compra, mais vezes seu cliente tende a comprar. Então, reduzir o tempo que ele gasta para fazer um pedido pode aumentar as suas vendas. Ao mandar uma newsletter com botão que já coloca o produto no carrinho, você agiliza a venda e incentiva seu cliente a levar o produto.

Criando uma boa experiência do usuário

Todos os recursos citados acima são formas de aperfeiçoar a experiência do usuário com a sua marca e, consequentemente, aumentar a retenção de clientes.

Agora que você já sabe como funciona a retenção de clientes usando a análise de dados dos sistemas de gestão, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este direto na sua caixa de entrada.