Esse ano com certeza vai ficar marcado como o ano das fakenews. Muitos conteúdos sem fundamentos foram divulgados e à proporção que isso toma é algo realmente assustador.  Nesse aspecto, é muito importante realizar a produção de conteúdos confiáveis e que realmente tenham relevância para o público.

A produção de conteúdo cada vez tem ganhado mais força como estratégia de marketing. Entretanto, para ter sucesso com essa ferramenta é necessário que os conteúdos sejam muito bem elaborados e que apresente novos dados, diferentes dos sites concorrentes e principalmente que sejam dados verídicos.

Nesse artigo, apresentaremos algumas dicas para que você produza conteúdos de sucesso para o seu blog/site e garanta maior engajamento em 2019.

 

O que é conteúdo original?

Entende-se por conteúdos originais materiais que nunca foram publicados anteriormente. Um conteúdo original aumenta a sua credibilidade, pois mostra ao seu público que você possui autoridade sobre aquele assunto e que  possui informações importantes para compartilhar.

Além disso, é sempre bom ressaltar que o conteúdo original é essencial para obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca. O Google, por exemplo, penaliza sites que possuem conteúdos duplicados de outros sites. Isso além de prejudicar o seu desempenho, acaba denegrindo sua imagem perante os clientes.

 

Como produzir conteúdo relevante?

Para produzir conteúdos de qualidade é necessário seguir um cronograma. Isso nada mais é do que criar um passo a passo para realizar as tarefas básicas para que o conteúdo seja elaborado da melhor forma possível.

Listamos abaixo os passos mais importantes na produção de conteúdo.

 

Defina as personas

Personas são fundamentais para a produção de conteúdo.
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Personas são fundamentais para a produção de conteúdo.

Para quem não sabe, personas são personagens fictícios que representam o seu “cliente ideal”, com todas as suas principais características e necessidades. A criação da persona é essencial para criar conteúdos personalizados para o seu potencial cliente. Além disso, com esse personagem identificado, ficará muito mais fácil de classificar os temas que atraem esse tipo de público e assim, obter sucesso com as suas publicações.

 

Planejamento de pautas

Imagem relacionada
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Pode parecer algo óbvio, mas muitas pessoas não dão o devido valor ao planejamento das pautas.  Esse passo é essencial para que o conteúdo tenha um bom resultado final. O planejamento de conteúdo passa por três pilares basicamente. São eles:

  • Brainstorm;
  • Seleção de ideias;
  • Pesquisa de assuntos.

Ao realizar esses três passos, você terá uma verdadeira bússola para a produção de conteúdos de qualidade.

 

Definição de palavras-chave

Resultado de imagem para palavra chave
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Após definir o tema, chega o momento de definir as palavras-chave que vão compor o seu conteúdo relevante. Essas keywords irão colaborar para que os usuários encontrem o seu conteúdo com mais facilidade nos mecanismos de busca.

É importante frisar que as palavras-chave já muito utilizadas em outros sites, não são uma boa opção. Caso você tenha dificuldade em encontrar as palavras certas para o seu conteúdo, uma busca rápida no Google Correlate vai te ajudar muito.  O Google Correlate é uma ferramenta muito útil para quem deseja gerar uma grande lista de keywords.

 

Utilize fontes confiáveis

Imagem relacionada
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Para criar um conteúdo realmente relevante é preciso consultar fontes confiáveis. A apresentação de dados é algo muito delicado e precisa vir de fontes seguras. Caso contrário, sua empresa pode perder credibilidade.

Busque sempre sites que sejam referência no assunto ou livros que abordem o tema que você deseja tratar. Ao escrever os textos, tome cuidado para não replicar textos, acabar plagiando trechos e ser penalizado.

 

Faça a revisão

Resultado de imagem para revisão de textos
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Tão importante quando produzir um bom conteúdo é revisa-lo depois de pronto. Essa prática é que vai fazer a diferença para corrigir pequenos erros e para deixar o conteúdo mais enxuto. O ideal é sempre solicitar que a pessoa que revisará, não seja a mesma que escreveu o conteúdo. Isso é uma forma de testar o conteúdo e saber se o mesmo está adequado, sem vícios de linguagem e coerente do início ao fim.

 

Principais canais de divulgação

  • Blog
  • Redes Sociais
  • E-mail
  • Site

Entretanto, para usar esses canais da forma correta é necessário criar conteúdos de qualidade e adequados para cada um desses canais.

 

Ferramentas de produção de conteúdo

Existem diferentes ferramentas de produção de conteúdo para o ramo digital. Abaixo listamos os principais e as suas características.

Artigos – Essa ferramenta é indicada para criar fluxo de visitantes para o site ou blog da empresa. Para produzir artigos é necessário ter conhecimento sobre determinado assunto. Dessa forma, sua empresa consegue se tornar referência sobre o tema e sendo assim, agrega valor a sua marca.

 

Áudios – A disponibilização de conteúdos via áudio é uma estratégia quem vem crescendo nos últimos meses.  Esse tipo de ferramenta facilita muito a vida das pessoas que tem a rotina corrida e não acham tempo para ler artigos longos. Segundo recente pesquisa, 80% das pessoas não conseguem ler tudo o que gostariam na internet. Esse dado nos revela que é muito importante buscar novas técnica para alcançar todo o tipo de público.

 

Vídeo – O conteúdo em vídeo já é um a estratégia muito utilizada por boa parte das empresas e que sempre dá muito certo. A imagem exerce muito poder sobre a mente humana, pois nos ajuda a fixar melhor os conteúdos.

 

E-books e Infográficos – Essas duas ferramentas de produção de conteúdo são muito utilizadas como material rico e servem como isca para atrair novos leads. Os e-books são caracterizados por possuírem um conteúdo mais denso, com maior número de informações. Já o infográfico, tem um apelo maior com a questão visual, oferecendo conhecimento simplório, como uma espécie de “passo a passo”.

 

Imagens – Imagens são ferramentas muito atrativas que têm a capacidade de impactar o público tanto positivamente, quanto negativamente. Essa estratégia é muito utilizada nas redes sociais, pois costumam gerar maior engajamento dos usuários.

 

Conclusão

Independente dos canais ou ferramentas de conteúdo que você escolha, esteja ciente de que para o conteúdo fazer sucesso, o mais importante é que o mesmo tenha informações realmente significativas para o seu leitor.

Aqui na SCE, nós produzimos conteúdos de qualidade para nossos clientes, de maneira  totalmente adaptada para a necessidade de cada um. Entre em contato conosco e peça um orçamento sem compromisso.