Para entendermos melhor o que é MARKETPLACE, precisamos entender a lógica e a diferença da venda em ambiente virtual e nas lojas físicas.

 
Ao decidir abrir uma loja física, via de regra, escolhe-se a localidade e o ponto comercial, sempre de olho no tráfego de pessoas que teremos, afinal quanto mais pessoas passam na frente da loja, maior será chance de vender, principalmente se os produtos e preços oferecidos estão adequados a este público.
 
Oferecer produtos extremamente sofisticados para um mercado popular, onde o perfil do consumidor não converge para este mix de produtos não é uma boa estratégia. Sendo assim, adequar o mix de produtos ao mercado que se pretende atuar se faz necessário.
 
Fica fácil entender então que para abrirmos uma loja física, precisamos fazer uma pesquisa de mercado que nos aponte o local ideal, visando o público alvo que pretendemos atingir com o mix de produtos que ofereceremos para o mesmo.
 
Ao decidir montar uma loja virtual, devemos ter em mente que diferentemente de uma loja física, ninguém “passa”  por ela, afinal como o nome já diz, ela é VIRTUAL. Sendo assim, o grande desafio para o sucesso de uma loja virtual é que ela tenha AUDIÊNCIA e esta se converta em vendas.
 
Neste cenário, para alcançar esta audiência, vários são os caminhos que podem ser seguidos, dentre eles, anunciar no Google Adwords, Facebook Ads. ou até mesmo comprar algum espaço publicitário. 
 
Além das ações ortodoxas para conquistar audiência e clientes no mundo digital, nos últimos anos tem surgido novas formas de acelerar as vendas. Dentre elas, podemos destacar a que mais tem se popularizado recentemente que é a utilização de MARKETPLACE.
 
Como já falamos no início, o grande desafio para vender no mundo virtual é conseguir audiência para a sua loja e é exatamente neste ponto que os MARKETPLACES podem ajudar pois estas lojas virtuais já são conhecidas, tem um número grande clientes e investem um grande montante de dinheiro em marketing digital. 
 
De olho em novas possibilidade de ganhos, estas lojas virtuais, que já possuem a tão desejada audiência, passaram a disponibilizar para terceiros (outros lojistas), a possibilidade de vender produtos no site deles em troca de comissionamento sobre as vendas realizadas. Essa estratégia encurta o ciclo de venda de seus produtos na internet.