O sonho de qualquer empresário é construir um negócio sólido e estável, que consiga alcançar bons números. Seja vendendo produtos ou prestando serviços, a empresa precisa estar atenta as estratégias disponíveis para fazer o empreendimento crescer.

Para conseguir esse feito, destacar-se e diferenciar-se da concorrência é imprescindível. Nesse aspecto, o Marketing de diferenciação tem exatamente essa proposta. Esse é um conceito que surgiu para colaborar no destaque individual da empresa na mente do consumidor. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de estratégias desenvolvidas para difundir uma marca/empresa para posicioná-la como única no mercado.

 

Explicando o conceito

Segundo a empresa Rock Content, o Marketing de Diferenciação é definido como uma soma de técnicas de divulgação que torna uma marca ou empresa singular, devido as suas diferenças perante a concorrência.

Um dos grandes benefícios desse modelo do marketing é proporcionar vantagens competitivas para a empresa. Se você está pensando que o marketing de diferenciação tem a ver apenas com relação ao preço dos produtos/serviços está muito enganado.  Essa estratégia engloba principalmente a percepção que o cliente tem em relação ao negócio. Ou seja, não adianta ter um ótimo preço, se você não transmitir credibilidade ao cliente.

 

Aplicação da estratégia

Assim como em outras estratégias, o Marketing de Diferenciação exige algumas ações de quem deseja conquistar o público-alvo de vez.  Abaixo listamos as principais.

 

Segmente seu público

Segmentação - Marketing de diferenciação.
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
Segmentação – Marketing de diferenciação.

Realizar a segmentação do público é uma tarefa indispensável para qualquer negócio. Algumas empresas podem atender mais de um tipo público. Quando isso acontece é necessário criar uma comunicação específica para cada um desses segmentos.

Para quem está iniciando um novo negócio e não sabe por onde começar, é importante segmentar o público com o qual você vai trabalhar. Como exemplo de segmentação, você pode dividi-los e classifica-los por:

  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Geolocalização;
  • Poder aquisitivo;

 

Esses são apenas alguns dos itens que servem de parâmetro para segmentação de clientes, sendo totalmente adaptável para cada tipo de negócio. É importante ressaltar que existe uma grande diferença em fazer uma segmentação e criar uma persona para o seu negócio (Saiba mais sobre criação de persona clicando aqui).

A segmentação do público dentro do Marketing de Diferenciação irá contribuir para alcançar cada grupo de cliente de maneira singular. Como conclusão, o cliente passa a se sentir especial e valorizado pela a empresa, o que gera satisfação.

 

 

Defina seu posicionamento

Com a definição das segmentações com qual a empresa pretende trabalhar, chegou a hora de fazer o posicionamento.  O posicionamento está relacionado com a maneira que a empresa almeja ser vista no mercado.

O objetivo das marcas com relação ao posicionamento é se tornar uma referência em determinado setor. Entenda que ser referência não significa necessariamente ser o melhor, mas sim ser reconhecida e respeitada pelo público.

Outro ponto que é importante frisar é que posicionamento é diferente de imagem. Imagem se refere à maneira como o seu cliente te vê, enquanto o posicionamento é como você quer ser visto pelo cliente.

Sendo assim, para definir uma boa estratégia de Marketing de Diferenciação é preciso investir no que a sua empresa tem de melhor e explorar isso ao máximo.

 

 

Como usar o Marketing de Diferenciação para aumentar as vendas

Toda estratégia de marketing tem uma finalidade e todas elas levam a um ponto comum: Aumento nas vendas. Para gerar esse aumento com a técnica de Marketing de Diferenciação, listamos abaixo alguns passos necessários para alcançar esse objetivo.

 

Agregue valor ao seu produto ou serviço

Muitos acreditam que o preço é o fator principal para influenciar a tomada de decisão do consumidor, o que é um equívoco. O valor agregado a determinado produto ou serviço está muito mais ligado à experiência do consumidor do que ao preço acessível.

O Valor agregado se conecta ao Marketing de Diferenciação, pois se trata exatamente de oferecer algo a mais ao cliente.  Por exemplo, ter um site rápido, com usabilidade fácil, com design moderno e com produtos exclusivos é agregar valor ao serviço. Afinal, cada ponto de identificação que o público cria com a sua marca/empresa, fará com que você seja esteja em primeiro lugar na mente dele (Top of mind).

 

Não tenha medo de Inovar

A inovação é um dos pilares do Marketing de Diferenciação. A cada ano que passa a tecnologia permite as empresas tenham cada vez mais possibilidades para atrair novos clientes. Porém, muitas delas pecam na hora de pensar em algo novo para captar o público.

O desejo de oferecer algo singular tem que estar na rotina de quem quer impressionar de maneira positiva o público. Para isso, não há espaço para ter medo de inovar. Pensar fora da caixa e fazer algo totalmente diferente do que a concorrência oferece deve ser prioridade para quem quer se destacar e vender mais.

 

Comunicação personalizada com o público

Umas das ações que tem crescido muito entre as empresas é a melhoria nos canais de comunicação. Como hoje em dia o cliente tem voz ativa através das redes sociais, as empresas precisam estar atentas ao que está sendo dito sobre ela. Como consequência disso, o atendimento ao cliente tem se tornado cada vez mais eficiente.

Passar para o cliente a sensação de que ele é único e indispensável para o seu negócio é uma estratégia que gera resultados positivos. Por tanto, preste um serviço completo ao seu cliente, desde o momento de captação até o pós-venda. Essa relação de parceria entre cliente e empresa é que fará sua com que o seu nome esteja em vantagens em relação à concorrência, além de atrair mais clientes, aumentando assim as vendas.

 

Cresça e apareça

Para sua empresa se tornar especial na mente do consumidor, ela precisa ser vista. Sendo assim, estar participativo no ambiente físico e virtual é essencial para qualquer estratégia de Marketing de Diferenciação.

Ter um site atrativo, produzir bons conteúdos e estar atuante nas redes sociais é apenas alguns dos passos que a empresa precisa seguir para alcançar bons resultados por meio dessa estratégia. Além disso, as empresas que passam a vender on-line percebem um aumento significativo na lucratividade.  Segundo o Google, o comercio eletrônico tem um crescimento médio de 12,4% ao ano.

Por tanto, é imprescindível se fazer presente onde o seu target está. E não se conforme apenas em estar presente, mas principalmente em ser participativo e fundamental para a comunidade da qual sua empresa faz parte.

Utilizando esses mecanismos de maneira inteligente, o seu empreendimento tem tudo para estar entre os melhores do mercado.  Faça sua Parte!

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e faça uma análise de concorrência gratuita.