Não é novidade que o domínio das informações e das técnicas mais modernas contribui para o crescimento de empresas — não só daquelas no meio digital, mas também, daquelas com sedes físicas.

Mas saber só a teoria ajuda? A resposta é não. Apenas conhecer o que o mundo digital, o marketing e a administração têm a oferecer não resolve muita coisa. Um exemplo clássico é ter dados e informações dos clientes e não saber como aplicá-los, o que pode ocasionar significativas perdas de oportunidades.

Para o post de hoje, selecionamos as melhores novas tecnologias disponíveis para que você saiba como aplicar o conhecimento e as estratégias na prática, repercutindo nas vendas, no relacionamento e no reconhecimento da sua empresa. Acompanhe!

Automação

O primeiro ponto que vamos abordar são os instrumentos que ajudam a lidar com uma quantidade considerável de dados, informações e processos.

A automação é uma área que remete à tecnologia e à robótica, mas que no meio online, principalmente, representa avanços na redução de trabalho manual, no aumento da produtividade e na agilidade.

Dito isso, as ferramentas de automação podem ajudar a desenvolver novas oportunidades de crescimento e ganho de eficiência em plataformas acessíveis, flexíveis e personalizadas. Além disso, essas tecnologias são fundamentadas em conceitos de cloud computing e Big Data, para facilitar o uso e a integração com outras plataformas e bancos de dados.

O que utilizar?

Programas de automação de marketing, como o RD Station e a Hubspot, são os mais populares e se tornam opções para a promoção de qualquer empresa. A RD Station é a representante brasileira no ramo e a Hubspot foi a primeira empresa a conceituar o Inbound Marketing e possui os sistemas mais completos. Os dois softwares são pagos, com planos variáveis de acordo com a necessidade do cliente.

Eles permitem a criação de landing pages e de call to action, o gerenciamento de redes sociais e o lançamento de campanhas de e-mail marketing, por exemplo, colaborando com todo o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

Na prática, além de reduzir o tempo de lançamento e de desenvolvimento de campanhas, as plataformas entregam produtos que antes só poderiam ser desenvolvidos por equipes multidisciplinares, com designers e técnicos em computação, por exemplo.

Existem, na verdade, inúmeros programas que podem automatizar ações, inclusive ferramentas que ajudam em processos industriais, comerciais, de testes, entre muitos outros.

Mensuração de resultados

Retomando o marketing, a combinação martech também facilita a análise do impacto das campanhas online. Com resultados em mãos, é possível ter mais clareza dos pontos fortes e fracos dos seus esforços e ainda atuar prontamente em pontos específicos.

As métricas mais comuns englobam o cálculo do ROI, o engajamento, a taxa de conversão e a taxa de rejeição (bounce rate) e ajudam a perceber a relação entre o que está sendo investido, quem está recebendo a mensagem e os resultados dessa interação.

Para descomplicar ainda mais, existem muitos programas gratuitos e pagos que recolhem os dados e geram informações valiosas para as empresas.

Em quais ferramentas apostar?

O Google é uma das empresas que mais atua na programação de ferramentas e novas tecnologias. Sem dúvida, a ferramenta mais conhecida é o Google Analytics, que, além de gratuita, é importante para ter uma boa visão sobre os fluxos de navegação e as interações dentro do site. Entre as funcionalidades, é possível identificar o que é mais acessado, as áreas de maior interesse e origem do acesso, por exemplo, mídia orgânica ou paga.

O Google AdWords é a ferramenta paga mais completa no quesito links patrocinados. O serviço é, justamente, anunciar o seu site, oferecendo o link nos primeiros resultados quando pesquisas ligadas à palavras-chaves são feitas no Google. Você ainda consegue saber quem viu o anúncio e como foram as interações.

Outro serviço da empresa é o Google Insights for Search, que aponta as tendências de palavras-chaves e assuntos por meio da análise das buscas de usuários. O resultado disso é o reconhecimento de padrões de busca e comportamento dos usuários.

O Facebook Insights também é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pela própria empresa, para facilitar o gerenciamento de páginas corporativas, permitindo o acompanhamento do alcance, das interações e da performance geral da página.

O Adservers, o comScore, o Seekr e o Cyfe são outras alternativas pagas que acompanham o desenvolvimento das páginas em redes sociais e sites. Cada uma tem especificidades e isso influencia no melhor desempenho em um quesito — como o volume de dados a serem analisados.

Atendimento ao cliente

Atendimento é tudo. Um atendimento personalizado e atencioso é mais um segredo para gerar ainda mais vendas, valor e boa reputação para a empresa. E a tecnologia não está fora disso. As principais novas tecnologias são o Chat Atender, o CRM, o Serviço de Atendimento ao Consumidor e o e-mail marketing.

O que pode ajudar?

O Chat Atender traz novas utilidades com uma forma de atender o ambiente digital muito mais próxima, rápida e atenciosa. É uma possibilidade que vem crescendo e apresentando bons resultados, demandando pouco investimento, uma equipe capacitada e uma fácil integração.

Os CRMs — Customer Relationship Management 1 são sistemas que ajudam a gerenciar tudo que você sabe sobre os seus clientes, desde dados e informações comuns a integrações, como e-mails, ligações telefônicas e visitas ao site. A função é muito mais do que armazenar informações. É, também, entender melhor as necessidades dos clientes, com cruzamento e análise de dados, criando melhores relacionamentos e oportunidades.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) já é um serviço bem conhecido pelos clientes e pelas empresas e não é por isso que se torna menos importante ou eficaz. A ferramenta também agiliza o contato entre os clientes e funcionários da empresa. Existem softwares pagos, como o Zendesk e o Desk, que são ainda mais completos. Eles permitem a integração do CRM com e-mail e aplicativos, como o Salesforce.

Ferramentas de e-mail marketing finalizam a lista e permitem o contato de maneira muito prática. Além de ser fonte de conteúdo e propor confiança para os clientes, é uma forma de atingir diretamente o público. O iZap e o MailChimp são softwares que automatizam o disparo dos e-mails e a análise dos dados, possibilitando a avaliação individual de cada lead ou cliente.

E aí? Ainda tem alguma dúvida que apostar na modernização é a melhor opção? Confira mais sobre as novas tecnologias em Como a tecnologia pode ajudar na expansão e no crescimento da empresa!