A busca por resultados positivos passa pela procura de ferramentas e processos que garantem a qualidade dos serviços e dos processos. Para se manter atualizado, um gestor precisa estar por dentro de táticas de cada setor que agilizem o trabalho e que permitam o reconhecimento da marca.

Empreender e inovar, atualmente, apresentam uma relação direta com a aposta e com o investimento em tecnologias online e offline, tendo como resultado a expansão da empresa.

Pensando na variedade das tecnologias e nos diferentes usos, selecionamos algumas facilidades que as tecnologias asseguram para o crescimento do negócio. Ficou curioso? Acompanhe nosso artigo para saber mais!

Aumentando a produtividade

A tecnologia pode auxiliar de duas formas principais: melhoria de processos e aumento de produtividade. O primeiro conta com as tecnologias — como softwares e programas especializados, que controlam os processos e garantem menor desperdício de matéria e até menor burocratização, necessitando menos ações dos colaboradores na produção.

O segundo se apoia nas inovações dos setores para facilitar a produção e a distribuição de qualquer produto ou serviço, seja pela tecnologia de controle de estoques ou de deslocamento e ainda na automatização de procedimentos, por exemplo.

O resultado da ajuda da tecnologia nesse aspecto é a otimização do tempo e uma maior eficiência. O nível de produção tende a aumentar, assim como a receita da empresa, que facilita outros fatores.

Aplicando o “martech”

O termo “martech” é a combinação de Marketing e Tecnologia. Ele é utilizado para descrever programas e ferramentas de TI — ou profissionais da área —, que auxiliam as ações de Marketing, isto é, automação de estratégias de Marketing Digital, principalmente, compreendendo a criação de campanhas, o relacionamento com o público, o gerenciamento de base de dados, entre outros.

A tendência é aplicar softwares que transformam os parâmetros de comunicação entre empresas e os consumidores, com campanhas objetivas, personalizadas e mais efetivas, buscando fidelização, presença online e reconhecimento.

Tudo isso é possível pela análise de conjuntos de dados fornecidos online ou offline, que, por meio dos programas, podem ser compilados e estudados para o desenvolvimento de ações para atingir os consumidores em um mercado tão competitivo e diversificado.

A boa aplicação desses programas significa uma performance de excelência da empresa em relação ao mercado, se tornando referência e atingindo o público que deseja.

Melhorando a qualidade dos processos

A base de qualquer boa gestão passa pela confiança e pela garantia da qualidade dos processos. Apesar dos procedimentos internos estarem cada vez mais complexos e variados, a padronização e o domínio dos processos afeta diretamente a eficiência e a produtividade, já citada.

Por isso, a tecnologia como ferramenta de controle é essencial para assegurar detalhes e inspeções que, muitas vezes, não são possíveis de serem feitas por pessoas.

Os sistemas de ERP — Enterprise Resource Planning —, por exemplo, têm grande atuação como soluções empresariais, fornecendo uma ampla visão dos processos internos e externos nos módulos da visão departamental e da visão por segmento.

Esses programas operam reunindo todos os dados e processos em um só lugar, englobando desde sistemas de finanças, recursos humanos e contabilidade até sistemas de apoio de decisões — fornecendo, inclusive, regras formais.

Seguindo o uso dos sistemas de ERP e os softwares de gestão, podemos tratar, também, da informatização da gestão, que se alia ao método de otimização de processos, acrescentando outros fatores para o crescimento da empresa.

A integração de toda a empresa pode garantir aumento das receitas, aumento da produção, redução de pessoal, redução de custos gerais, melhores entregas, entre outros.

Analisando a concorrência

Análises de mercado e da concorrência em busca de oportunidades e ideias é assunto rotineiro em qualquer empresa. Pensando nisso, algumas ferramentas foram criadas para comparar o uso de palavras-chave, aprender sobre o conteúdo gerado pelos concorrentes e confrontar sites, por exemplo.

Como apenas acompanhar as informações e os resultados não adianta, monitorar a reação do mercado constantemente é fundamental. Gestores têm a chance de achar janelas e espaços para desenvolver as melhores táticas, com base na sua realidade e no que o concorrente faz para planejar e estar na frente.

Além disso, as informações obtidas são factíveis — e não especulações —, fornecendo maior confiança para qualquer preparação do negócio. Bem como a segmentação dos reais “competidores”, ou seja, das empresas que estão no mesmo ramo e que querem alcançar seu público.

Auxiliando na mensuração de resultados

As empresas estão cada vez mais presentes no ambiente digital e não é sem motivo: a internet possibilita um alcance e um relacionamento muito mais próximos com os clientes e consumidores finais, se tornando um canal direto para aquisição e fidelização.

Algumas empresas dependem mais que outras, mas informações básicas devem ser fornecidas online — em sites, blogs e redes sociais, por exemplo. Além de outras estratégias, como a tendência do Marketing de Conteúdo, se tornarem fundamentais.

Logo, ações de Marketing Digital precisam, também, ser monitoradas de perto. Os resultados podem apresentar o impacto positivo (ou negativo) de campanhas, a taxa de conversão de vendas, a taxa de rejeição e qual foi o real retorno, pelo ROI (Retorno sobre o investimento, em português), que une o custo das ações e a consequência financeira.

Existem outras métricas que podem ser acompanhadas pelas ferramentas e a escolha de quais devem ser acompanhadas de perto depende do setor e das estratégias desenvolvidas deve ser feita em prol do crescimento da empresa.

Trazendo mais praticidade

Além de todo o trabalho que pode ser aproveitado com o uso de tecnologias relacionado às questões administrativas, os programas deixam de ser difíceis, pesados e complexos.

A modernidade permite que os melhores softwares possam ser utilizados via mobile, por exemplo, garantindo controle nas suas mãos. Todos os resultados e informações citados podem ser acompanhados de maneira prática e por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Além de mobile, os aparelhos e sistemas modernos garantem, inclusive, serviços de pagamento pela internet que auxiliam não só o recebimento do dinheiro, mas também melhores condições e cobrança.

E aí? Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários.