Uma das piores sensações para qualquer empreendedor é a de perceber que perdeu a chance de apostar em tendências tecnológicas promissoras para o seu mercado. Para sempre se manter à frente dos concorrentes, é necessário ter os olhos bem abertos para novidades que, se aplicadas adequadamente pela empresa, podem revolucionar sua área de atuação.

Saber como identificar tendências tecnológicas é simples. O mais difícil é encontrar a melhor forma de adaptar estas ideias para a realidade do seu mercado e para as necessidades dos seus clientes. Ter um olhar crítico e apostar na flexibilidade do seu negócio são peças-chave para implementar o que você julga promissor para obter sucesso.

Confira, a seguir, 5 tendências tecnológicas para ficar de olho ainda neste ano:

1. Big Data

Conforme somos capazes de mensurar mais dados, mais inteligentes ficam as nossas decisões se nos basearmos neles.

Pensar em Big Data significa usar mecanismos para colher números estratégicos que, eventualmente, servem para construir produtos ou serviços muito mais alinhados às expectativas dos seus clientes. Não faz mais sentido se basear em pesquisas de opinião imprecisas: o Big Data pode oferecer riqueza e exatidão.

2. Internet das Coisas

A internet não está mais restrita ao computador e ao celular. Cada vez mais aparelhos são capazes de se comunicar entre si e enviar informações via web para o usuário, solidificando a Internet das Coisas (“Internet of Things”, em inglês) como uma das tendências tecnológicas mais fortes para o ano.

Este sistema tem o potencial para revolucionar a maneira como as pessoas interagem com qualquer tipo de aparelho, oferecendo maior conveniência e facilidade de uso.

3. Impressão 3D

A habilidade de enviar e receber referências de objetos reais e imprimi-los com facilidade é bastante atrativo para diversas áreas de atuação. Com nomes de peso implementando grandes avanços nesta tecnologia, como Boeing e GE, a impressão 3D abre um novo mundo de possibilidades para a criação de ferramentas, modelos e demais objetos.

Todo o interesse global em cima de tendências tecnológicas como esta torna possível acompanhar o seu avanço a passos largos, o que possibilita que você esteja sempre bem informado sobre o assunto.

4. Realidade virtual

Este conceito não é tão novo assim, já que está no imaginário popular há pelo menos 30 anos. No entanto, o momento atual se tornou decisivo para o desenvolvimento dessa tecnologia. 

Aliado a isso, está a facilidade de se desenvolver softwares para ela, o que abre diversas possibilidades inéditas não só no meio do entretenimento, mas também em outras áreas.

5. Chatbots

As pessoas querem atendimento rápido e eficiente, de preferência no seu smartphone. Graças a avanços feitos em algoritmos de reconhecimento de texto e a popularidade de assistentes pessoais como Siri e Google Now, uma das tendências tecnológicas mais promissoras da atualidade são os chatbots.

São sistemas que permitem que uma pessoa interaja com um “robô” por meio de mensagens instantâneas, podendo desde solucionar dúvidas sobre um produto a marcar uma consulta médica, por exemplo.

Qual destas ideias você achou mais promissora? Um conceito que está revolucionando o mercado de e-commerce é o marketplace, que pode trazer muitas vantagens para quem não tem grandes estruturas para vender online. Saiba mais sobre essa ideia e confira suas possibilidades neste post!